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O que é Growth Hacking?

O que é Growth Hacking?

04.08.2017.

Definição de Growth Hacking?

Particularmente sou um grande fã da metodologia de Growth Hacking e também da sua aplicação. O processo é simples, mas se executado corretamente é muito poderoso, vou iniciar esse artigo explicando primeiramente o que vem a ser Growth Hacking.

Growth Hacking é um termo cunhado por Sean Ellis. Segundo ele a definição mais correta é: marketing orientado a experimentos. Ou seja, encontrar oportunidades/brechas (hacks) para o sucesso e criar estratégias específicas visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa. (Trecho do Site Marketing de Conteúdo)

Essa é uma técnica de constantes testes, onde a sua aplicação torna-se muito semelhante a uma experimentação científica, onde se faz necessário o teste de diferentes ações e se concentrar nas ações de maior resultado. De maneira simples, é possível entender o growth hacking como a prática de encontrar “gatilhos” que, ao serem acionados, promovem um crescimento acelerado.

Essa técnica possui conhecimento aplicado de diversas áreas como administração, engenharia, psicologia, design e programação. A utilização de todos esse conhecimento combinados proporciona um grande a empresa o desenvolvimento de ações mais constantes, conscientes e orientadas a resultados.

As empresas têm visto cada vez mais que a utilização de profissionais de diversas áreas, utilizando conhecimento de forma multidisciplinar pode resultar em campanhas mais racionais, em resultados mais sustentáveis e em inovação com mais rapidez. Tudo isso devido a aplicação do conhecimento com diferentes pontos de vista sobre um cenário específico.

Como é executado o Growth Hacking?

A aplicação do Growth Hacking não é baseada apenas em uma mídia ou em um canal específico. Normalmente para definir os canais a se utilizarem é realizado um briefing para identificar quais canais realmente são relevantes para a empresa e onde seu consumidor está se comunicando. Após isso é definido um ranking, onde a atenção e atualização será feita de acordo com o grau de relevância e de retorno do canal.

A campanha a ser estrutura deve ser originada a partir de uma visão holística orientada sempre a observar o mercado e identificar demandas e interesses. Dessa forma o potencial da campanha se torna mais elevado, se aliado com design e com uma estrutura criativa e interativa tende a engajar pessoas e até mesmo a converter novos clientes em maior escala.

Growth não é um “acidente ou o acaso”. É uma estratégia estruturada recorrente e escalonável. Atualmente vemos empresas criando setores de Hacking e contratando profissionais para essas áreas.

O processo depende basicamente de 5 áreas do conhecimento: Marketing, Design, Produto, Raciocínio Lógico e Programação. Você não precisa ser um especialista e dominar totalmente cada uma dessas áreas. Você pode ser expert em uma área e gerenciar pessoas nas outras funções.

Se bem executado o processo tende a trazer resultados recorrentes e também a tornar o fluxo de caixa mais sustentável e constante, eliminando o efeito sanfona que muitas empresas sofrem todos os meses em seus caixa.

Para conhecer mais sobre Growth Hacking para acessar o portal growthhackers.com ou entrar em contato conosco para decifrar esse universo de vez.

 

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